quarta-feira, 18 de abril de 2007

Curiosidade :. P.21

Aôa pissual! Voltei..
Esse é um post diferente do usual. Não fui eu quem escreveu! É só uma curiosidade que achei interessante e engraçada.

Preciso me retratar tb sobre o último post, e confessar que não é meu o texto. É. Sorry!! Desculpe a decepção... eu esqueci de dar o devido crédito à seu dono, Pedro Bial!

Prometo que não faço mais isso! ; D

Vamos ao texto:

Abandonaram os indicadores

Há mais linhas de telefones celulares do que habitantes na Europa. Os níveis mais altos estao em Luxemburgo, onde a penetraçao é de 171%. Aqui na Espanha, sao 104 celulares para cada 100 pessoas. Com o mercado saturado, as empresas investem em planos e modelos especiais para crianças e adolescentes. Uma pesquisa recente da Comunidade de Madrid mostrou que 7% da populaçao entre 10 e 14 anos é dependente do celular e que 11% até mesmo mente para conseguir mais créditos.

Mais do que falar ao telefone, essa turminha escreve. Mensagens de texto, mais baratas que ligaçoes, sao a forma preferida de comunicaçao por celular. A mudança no comportamento gera alteraçoes no corpo. De tanto usar o polegar para teclar - e para passar horas jogando nos consoles de videogame - o dedo fica mais musculoso e ágil do que o normal. É por isso que a nova geraçao já está conhecida como a 'geraçao polegar'.

Para sobreviver no mundo digital, a 'geraçao polegar' está aprendendo a utilizar indistintamente os dedos das maos direita e esquerda. Esses ambidestros usam ainda seus polegares para tocar a campainha, chamar o elevador, teclar em telefones fixos, apertar os botoes do microondas... Enfim, fazer coisas que antes se fazia com o dedo indicador.

Segundo fisioterapeutas da CEU, uma universidade espanhola, os polegares deveriam servir apenas para movimentos de oposiçao e a distorçao pode causar efeitos colaterais, como tendinite e síndrome do túnel do carpo. Já os neuropsicólogos da mesma instituiçao dizem que quanto mais agilidade, mais conexoes entre os neurônios. O fato é que mais uma vez o corpo humano se rende ao meio ambiente.

Se isso acontece aqui na Europa, imagine no Japao, onde a tecnologia 'é' o meio ambiente. Parece que lá já existem competiçoes de velocidade digital, nas quais os ginastas do polegar chegam a teclar até 100 palavras por minuto em seus celulares. Os fisioterapeutas japoneses devem estar com os consultórios lotados ;- ).

Por Débora Serra, em Barcelona

2 comentários:

Rodolfo Barilli disse...

Ow seu troxa .... alem de não colokar os creditos ... ainda posta um texto do BOSTA do Pedro Bial .... akele merda!
--passado o momento de revolta...
---------------------------------

Olha, quanto ao texto da geração polegar, eu me considero um desses, faço quase tudo com as duas mãos.

"QUASE tudo!"

Mas estamos sempre dispostos a melhorar neh? rs...

Acho que seria mais interessante o termo "geração multitarefas" pois esse é o mal pior doque somente o uso de polegares pra teclar nos telefones.

Eu acho preocupante quando eu sento na frente de um computador e quando vejo q ele esta sem internet entro em um mini-panico, e tento resolver o problema pra me conectar ... ou saio do computador, isso prq tenho normalmente mais coisas interessantes la pra fazer! Mas sem internet nada mais tem graça.... acho q sou viciado! ... hahahahah

Aproveitando a deixa, vai uma dica pra vc escrever, "Viciados em Informação"

[]´s

Anônimo disse...

Você publicou meu poema MUDE mas não citou o autor.

Esquecimento, talvez?!

Mude, mas comece devagar porque a direção é mais importante que a velocidade.

Esse poema acaba de também ser publicado em livro pela Editora Original Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra.

Se puder, veja o vídeo MUDE que é comercial da Fiat
=> http://www.youtube.com/watch?v=NTZ7AGvT44Y


Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.

O original do poema está no blog => http://mude.weblogger.com.br

Abraços, flores, estrelas..



Na era do google, os plagiadores ingênuos estão com os dias contados...